Carne, peixe, ovos, queijo e leite são as mais ricas fontes de proteínas, mas você, provavelmente, ingere também uma boa quantidade de proteínas através de outros alimentos, simplesmente por come-los em grandes quantidades.

O pão e a farinha contem cerca de 10% de proteína, enquanto o peixe frito contemproteinas 20%, mas como se come muito mais dos primeiros do que os últimos, mais de um quarto das proteínas ingeridas provem do pão e da farinha e apenas 1/20 do peixe.

A maioria dos alimentos contem alguma proteína (somente o açúcar e as gorduras puras não contem nada). Mas as frutas e as verduras contem apenas 2 ou 3 por cento de proteínas e não contribuem muito no total. Em media, você provavelmente ingere um terço do total de suas proteínas através de ovos e laticínios, e um terço através dos vários tipos de carne.

QUAL A QUANTIDADE CERTA PARA A INGESTÃO DE PROTEÍNAS:

Para que se possa manter uma boa condição física, você necessita de no mínimo de 40 gramas de proteína pura diariamente, mas como nenhum alimento é todo proteína, você precisa ingerir uma boa quantidade de alimentos para conseguir as proteínas necessárias – o equivalente a 300 gramas de carne, ou 1 litro de leite ou 600 gramas de cereais.

É claro que você não perfaz sua cota diária apenas com um tipo de alimento, mas com diferentes alimentos – por exemplo: 200 gramas de cereal, um copo grande (280 ml) de leite e 100 gramas de carne – que, juntos, lhe dão os necessários 40 gramas de proteínas.

Mas existem muitos tipos de proteínas, e a eficácia de cada uma delas depende do quanto elas se assemelham aos tecidos humanos na sua composição; em outras palavras, se elas contem a proporção certa de aminoácidos.

 

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.