A cólica renal é uma síndrome extremamente dolorosa, de caráter. espasmódico, que aparece subitamente.

Na maioria das vezes essas crises dolorosas são provocadas por distúrbios renais ligados à presença de concreções ou cálculos urinários que desencadeiam as alterações funcionais.

Além de cálculos urinários e processos puramente nervosos, existem outras patologias que podem levar à cólica renal, como as infecções, por exemplo. O caráter da dor renal é bastante variável. Em certos casos ela se manifesta como uma sensação indefinida de peso na região lombar, latejamento, fincadas ou ferroadas ou assume o quadro típico de cólica nefrética . A vítima entra em crise paroxística, acompanhada ou não de náuseas, vômitos e, às vezes, elevação da temperatura. Palidez e sudorese excessiva.

A dor pode localizar-se na região lombar, iniciando-se em uma área junto ao ângulo costovertebral. A irradiação da dor renal é comum, principalmente na fase aguda.

Costuma-se dizer que não há cólica sem dor irradiada. Ocasionalmente as manifestações à distância dominam o cenário sintomatológico.

A dor irradiada localiza-se principalmente na hipogástrio (em cima da bexiga), e flanco é comum aos dois sexos e ocorre com a migração do cálculo desde o rim até a bexiga; no homem aparece a hipersensibilidade do testículo; na mulher pode irradiar-se para a Vagina (vulva).

Sintomas, Prevenções e Tratamentos

Primeiros Socorros

A vítima de uma cólica renal sofre muito e, muitas vezes, não consegue andar ou falar direito. O conforto da vítima deverá ser proporcionado da melhor maneira possível.

Identificar se trata realmente de uma cólica renal. Em seguida acalmar e tranquilizar a vítima, fazendo-a deitar-se em local confortável; afrouxar-lhe as roupas e providenciar imediata remoção para atendimento especializado.

Se a vítima já teve cólica renal anteriormente e leva consigo algum medicamento para este caso, ela pode tomá-lo.

Caso contrário, nenhuma forma de medicamento deverá ser dado. Pode-se ainda aplicar compressa ou bolsa de água quente no local da dor, que pode ser nas costas ou na parte anterior do abdome ou onde a vítima indicar.

Remédios indicados

Atroveram composto

Buscopan composto:

Doralgina:

Dorspan:

Lisador

Sedalene

Sedalgina

Tropinal

 

Significado das palavras:

Espasmódico: Que tem os caracteres de um movimento involuntário e brusco.

Cálculos urinários: Cálculos renais, ou pedras nos rins, são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.

Patologias: é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemática e engenharias, onde é conhecida como “Patologia das Edificações” e estuda as manifestações patológicas que podem vir a ocorrer em uma construção.

O que é região lombar:  A região lombar é a que suporta a maior carga. Ela tem a função de manter a postura na posição sentada. A região lombar está relacionada com a postura adequada de um indivíduo.

O que é cólica nefrética:  A cólica nefrética ou cólica ureteral é um sintoma característico da obstrução do trato urinário e constitui um dos quadros álgicos mais intensos descritos na medicina. Afeta aproximadamente 1,2 milhão de pessoas/ano e é responsável por aproximadamente 1% de todas as admissões hospitalares.

O que é crise paroxística: Dor paroxística = aquela que vem em salvas, em crises, em acessos, no seu momento de maior intensidade, frequência e/ou duração.

Sudorese excessiva: O corpo humano possui mecanismos para regular sua temperatura e necessita transpirar mais ou menos conforme a temperatura ambiente, ou como forma de eliminar calor quando praticamos exercícios físicos. Eventualmente, há uma disfunção desses mecanismos e teremos então a hiperidrose. Ela ocorre em cerca de 1% da população, trazendo importante desconforto a essas pessoas do ponto de vista social. O indivíduo tende a se retrair, pois constrange-se ao contato físico com as pessoas e um simples aperto de mão torna-se um problema. Há dificuldades profissionais ao manusear papéis e outras atividades.

Ângulo costovertebral: é formado pelo bordo interno da décima segunda costela e o bordo lateral do músculo sacro-espinal.

Hipogástrico: é responsável pela sensibilidade dolorosa da metade esquerda do cólon transverso, cólon descendente, reto, útero e anexos, bexiga, uretra, testículo e próstata.4 Após sucessivas intervenções cirúrgicas com a finalidade da eliminação dolorosa da região pélvica e não apresentando melhora, utilizamos o bloqueio do plexo hipogástrico com o objetivo de eliminação da mesma.

 

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.